OS
JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE LONDRINA-PR E SUAS IDEIAS SOBRE A DITADURA MILITAR
BRASILEIRA (1964-1985)
Brayan Lee Thompson Ávila
UEL
Introdução
Mesmo
após 30 anos de democracia no Brasil, a Ditadura Militar Brasileira ainda tem
um forte impacto em nossa sociedade. De um lado podemos observar que ainda há
setores da sociedade que veem com bons olhos uma intervenção militar ou tentam
relativizar os impactos da Ditadura Militar na nossa história, do outro lado,
este passado se torna presente com a eleição para presidente da República
Brasileira de uma presa e torturada, pelo fim das comemorações do 31 de Março e
finalmente pela instalação dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade,
investigando as violações dos direitos humanos neste período.
Partindo
do papel que este tema tem na nossa sociedade, nos vem a questão de como os
jovens têm sido inseridos nesse contexto e a influência deste em suas ideias.
Além disso, partimos do entendimento que o ensino de história não ocorre tão
somente na sala de aula, mas em outros ambientes sociais. A relevância das
pesquisas sobre a Ditadura Militar Brasileira é ressaltada por CASTEX (2008) que
diz:
Vale lembrar que os acontecimentos da história nacional chegam aos jovens por diversas vias além da escola, como relatos familiares e de sujeitos com os quais eles convivem, bem como pela mídia que frequentemente edita reportagens sobre as temáticas. Nesse sentido, o tema da Ditadura Militar Brasileira tem sido mostrado inclusive em novelas e minisséries da tevê. Assim, é importante estabelecer como os jovens interagem com as informações dos conteúdos escolares que tratam da Ditadura Militar Brasileira, período histórico distante daquele em que vivem, pois o ensino de determinados temas da história nacional pode suscitar sentimentos de adesão ou antagonismo nesse grupo, considerando-se as relações que eles estabelecem a partir da memória coletiva. (CASTEX, 2008, p.84).
Portanto,
o presente trabalho tem a seguintes problemáticas: quais são as ideias que os
jovens de dois Colégios estaduais de Londrina têm sobre a Ditadura Militar
Brasileira? Optamos por trabalhar com alunos do Ensino Médio devido ao fato de
que estes já tiveram contato com o conteúdo substantivo Ditadura Militar
Brasileira nos anos finais do Ensino Fundamental. A escolha das escolas deu-se
por um motivo importante: a abertura que estas escolas têm ao trabalho das
licenciaturas da UEL, já que estas costumam receber estagiários e/ou possuírem
projetos do PIBID da mesma universidade.
Referencial
Teórico
Adotamos
como metodologia de trabalho a Investigação Qualitativa por que ela atende uma
série de anseios que estão no centro das questões deste trabalho, como, por
exemplo, se elaboram as narrativas dos alunos e quais as ideias são mais
recorrentes quando os jovens dos ensino médio tem quando se deparam com o tema Ditadura
Militar Brasileira (1964-1985). Segundo LESSARD-HÉBERT; GOYETTE e BOUTIN
(2012), A expressão metodologia qualitativa abarca um conjunto de abordagens as
quais, significando tanto os tipos de dados que este tipo de investigação
produz e osmodos de proceder ou postulados que lhes estão associados, tendo os
sujeitos pesquisados e a realidade que permeia estes um papel central, cabendo
ao pesquisador decifrar o significado da ação humana, e não apenas descrever
os comportamentos. É na metodologia qualitativa que é mais forte as
preocupações sobre os significados em que os sujeitos pesquisados elaboram e de
que maneira estes significados são construídos, preocupações de primeira ordem
deste trabalho.(LESSARD-HÉBERT; GOYETTE e BOUTIN, 2012, p.140)
Em
relação às falas dos alunos ao serem questionados sobre o que foi a Ditadura
Militar Brasileira, entendemos ela a partir das concepções de RÜSEN sobre narrativa
e narrativa histórica, para o autor narrar é uma conquista cultural vital, sendo
uma linguagem elementar e geral da nossa vivência no tempo (2012, p.38), e o
fato de contar histórias é criar significados e experiências temporais,
tornando-se assim um fenômeno elementar e geral da vida cultural, que define o
homem como espécie (2012, p.39)
Uma
questão importante desta concepção de RÜSEN para o nosso trabalho é a questão
da memória que estes alunos trazem de fora de escola, de outros espaços de
convivência social como as suas famílias, religiões, meios de comunicações,
etc, e como esta memória é utilizada no presente como uma forma de orientação
no presente e de ação no futuro:
A narrativa está ligada a memória; a memória de sua experiência apresenta a variação temporal do homem e seu mundo no passado [...] Por meio da narrativa, a experiência do passado é interpretada como que indicando que no presente, as mudanças experenciadas ao longo do tempo são entendidas e espera-se, no futuro, a formação de uma perspectiva de ação (RÜSEN, 2012, p.39)
Partindo destes referenciais
teóricos, pediu-se aos alunos para
que escrevessem as cinco palavras que associassem ao período perguntado, tendo
como objetivo perscrutar quais eram as ideias dos alunos sobre o Conteúdo
Substantivo “Ditadura Militar”.
Nesta questão,
utilizamos como referencial teórico, a pesquisa de Maria Auxiliadora Schmidt
denominada Perspectivas da Consciência
Histórica e da Aprendizagem em Narrativas de Jovens Brasileiros (2008), onde
a autora estudou as ideias históricas de alunos e professores, tendo como
sujeitos 136 jovens na faixa etária entre 13 e 14 anos, cursando a 8ª série de
escolas públicas da região metropolitana de Curitiba, categorizando as ideias destes
sujeitos em: Elementos Estruturantes e Ideias Substantivas e a partir de PROST
(1996), dividindo as narrativas dos alunos em Relato, Quadro, Trama.
As ideias dos jovens sobre o
Regime Militar Brasileiro
Nisto posto, dividiu-se
as ideias dos alunos em três categorias segundo a quantidade de vezes que estas
ideias são citadas pelos alunos, foram no total 261 respostas, isto é, 51 dos
60 alunos responderam a esta questão:
Quadro 1 – Ideias mais referenciadas –
Colégios B. e C.
Colégio C
|
Colégio B
|
Opressão
e Repressão
|
Falta
de Liberdade e Repressão
|
Morte
|
Forças
Armadas
|
Forças
Armadas
|
Ditadura
|
Guerra
|
Morte
|
Tortura
|
Luta/Confronto
|
Tristeza/Sofrimento
|
Processo
(Judicial)
|
Governo
|
Guerra
|
Política
|
Corrupção/Irregularidade
|
Ordem/Rigidez
|
Censura
|
Censura
|
Tortura
|
Poder
|
Controle
|
Nos dois Colégios, a ideia do
período como uma época de falta de liberdade, de repressão e opressão foi
majoritária, e também como um período predominante de conflitos, lutas e
mortes, evidenciado pelas palavras que estão entre as mais citadas: tortura, morte, censura, ordem e rigidez,
no Colégio C. e censura, tortura,
controle, processo, ditadura, no Colégio B.
Outra evidência que as respostas dos
alunos nos dão sobre as suas ideias é que a palavra Forças Armadas (entendidas aqui como a junção de Exército, Marinha
e Aeronáutica) é a segunda mais referenciada no Colégio B e a terceira no
Colégio C. Pode-se interpretar que para esses alunos os principais “personagens
históricos” deste período são os membros destas armas, isso é reforçado pela
palavra guerra que aparece em grande
número juntamente com luta/confronto,
morte e ordem/rigidez. Juntamente
com estas palavras, no Colégio C, as palavras política e poder estão bastante referenciadas,
portanto possivelmente os alunos associam que o controle político está tão
somente com os militares, esquecendo, ainda que de maneira não intencional, o
papel dos civis neste período.
Quadro 2 - Ideias medianamente referenciadas – Colégios B. e C.
Colégio C
|
Colégio B
|
Povo/Sociedade
|
Golpe
|
Desigualdade
|
Governo
|
Ditadura
|
Derrota
|
Democracia
|
Mentira/Manipulação
|
Protesto
|
Autoridade
|
Brasil
|
Prisão
|
História
|
Mudança
|
Policiais
|
Sociedade
|
Um ponto interessante é que há
muitas respostas associando o período a sentimentos, nas ideias mais
referenciadas há menção à tristeza e sofrimento, já no quadro acima que fala
sobre as ideias medianamente referenciadas, observamos que há várias ideias associadas
a sentimentos como: injustiça,
mentira/manipulação, trapaça, derrota, sofrimento, essas palavras suscitam
uma questão: Por que estes alunos associam este período a sentimentos? Podemos
ter uma possibilidade: as narrativas tanto midiáticas (as principais redes de
televisão nos últimos 15 anos exibiram alguma produção dramatúrgica relacionada
ao tema ou com personagens históricos que viveram o período entre 1964 a 1985)
tendo como enfoque as violências do período. E também temos uma evidência
importante da relação dos alunos com este tema, os alunos dão relevância
associando sentimentos, isto é, os alunos se posicionam sobre o que foi este
período dando contornos de sofrimento e tristeza para este. Outra coisa é que a
concepção de um período violento, repressivo e de conflito é reforçada nas
respostas dos alunos com palavras como: prisão,
guerrilha, violência, protesto, golpe, entre outros.
Outro elemento que
também aparece nas ideias medianamente citadas é a questão das desigualdades
sociais, uma provável leitura dos
alunos que veem a falta de liberdade deste período como algo que acentua as
diferenças entre ricos e pobres, como podemos observar nas palavras como: desigualdade, riqueza e injustiça.
Quadro 3 – Ideias menos referenciadas– Colégios B e C
Ideias menos referenciadas
|
|
Colégio C
|
Colégio B
|
Respeito
|
Violência
|
Discriminação
|
Tristeza
|
Exílio
|
Manifestação
|
Conflito
|
Defesa
|
Reforma
|
Revolução
|
Cadeia
|
Independência
|
Mudança
|
Indecência
|
Direitos
|
Força
|
As ideias menos
referenciadas são as que pensam a Ditadura Militar como um período de falta de
liberdades e de um forte controle por meio dos militares do Brasil (submissão, controle, centralizado,
proibição, totalitarismo) e também como um período de conflitos e
violência, (violência, manifestação, crise,
disputa, perseguição) além de associação de ideias relacionadas com
sentimentos, que é uma possibilidade de criação de sentidos pelos alunos com o
conteúdo (vergonha, medo, ódio, revolta)
Conclusões
Uma
primeira consideração que se deve ressaltar que é os sujeitos desta pesquisa
ainda não tinham retomado o conceito substantivo Ditadura Militar Brasileira em
suas aulas História, por isso pode-se explicar o porquê de haver um número
considerável (em todas as questões dissertativas) de Cópia. Em uma fala
preliminar à aplicação da pesquisa em sala de aula, o professor do Colégio B,
Terceiro Ano do Ensino Médio,falou que iria trabalhar com os alunos o conteúdo
no terceiro bimestre de 2014 e a turma pesquisada no Colégio C é de segundo ano
do Ensino Médio, que só terá contato com esta temática no ano seguinte.
Podemos
concluir a partir da análise das respostas que uma
parte dos alunos tende a privilegiar duas questões, o foco no Golpe de Estado
do dia 31 de março de 1964, isto é, para estes alunos o período de 21 anos foi
somente um golpe de estado que derrubou um presidente e colocou um militar em
seu lugar, e algumas destas narrativas ressaltam questões como a falta de
liberdade e o aumento da dívida externa deixada pelos sucessivos governos
militares nos anos seguintes.
Outra
parte vai ressaltar a questão da hegemonia militar, isto é, dentro das disputas
de narrativas sobre o que foi o período, para este grupo de alunos fica mais
forte aquelas que ressaltam a questão dos militares como controladores do poder
político e os civis como meras vítimas deste controle, o que a historiografia
recente sobre o período vem desconstruindo.
Essas
duas concepções podem ser evidenciadas ao observar que as palavras mais
referenciadas ressaltam estas duas questões: tortura, morte, censura, ordem e
rigidez, no Colégio C e censura, tortura, controle, processo e ditadura no Colégio B. As palavras Forças Armadas
estão entre as cinco mais citadas em ambos os Colégios, juntamente com as
concepções de um período de conflito a partir das palavras luta/confronto,
morte e ordem/rigidez, sendo que as ideias medianamente referenciadas acabam
confirmando estas duas tendências.
Referências
CASTEX,
Lilian Costa. O Conceito Substantivo
Ditadura Militar Brasileira (1964-1984) na perspectiva de jovens brasileiros:
Um estudo de caso em escolas de Curitiba-PR. 2008. 181p.Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do
Paraná.
LESSARD-HÉBERT, Michelle, GOYETTE, Gabriel &
BOUTIN, Gérald. Investigação
Qualitativa: Fundamentos e Práticas.
Lisboa, Instituto Piaget, 2012. p.10-170
RÜSEN, Jorn. Aprendizagem Histórica: Paradigmas e fundamentos. Curitiba: W &
A Editores, 2012. pp.10-47
_____________. Cultura faz sentido. Petrópolis, Vozes, 2014. p.75-99
SCHMIDT,
Maria Auxiliadora. Perspectivas da Consciência Histórica
e da Aprendizagem em Narrativas de Jovens Brasileiros. Revista Tempos Históricos. V.12, Jan/Jun-2008,
pp.81-96
Um fator importante na ditadura foi o aumento econômico e a não distribuição de renda, fato que vivenciamos até os dias atuais. O que PIDE ser feito para nossos governantes passem a se preocupar com a desigualdade social?
ResponderExcluirSirlene Pio
Houve trabalhos /questões não respondidas ou que não responderam o que foi pedido? Qual o índice?
ResponderExcluirJoana d'Arc Conrado
Olá Joana. Sim, foram aplicados 60 questionários e cerca de 90% deles foram respondidas. E também alguns alunos fugiram daquilo que fora pedido nas questões, mas também foram uma minoria, cerca de 10 a 15%
ExcluirA ditadura militar foi uma das piores coisas para o Brasil, também acho que é um assunto pouco tratado na escola, tenho um filho no ensino médio que pouco sabe sobre a ditadura militar, aprende mais comigo do que na escola. O que o governo e os responsáveis pela educação deveriam fazer para falar mais sobre assuntos tão importantes como estes e tantos outros.
ResponderExcluirGilmar da Silva Lima.
Caros colegas!
ResponderExcluirConcordo que é um tema que devido sua importância deveria ser mais discutido nas escolas entre os alunos e que os textos nos livros didáticos mostrassem o que realmente foi a ditadura no Brasil.
Por outro lado, a pesquisa mostra que os alunos tem consciência das atrocidades cometidas pela ditadura pois as ideias mais referenciadas pelos dois colégios foram opressão, morte, repressão e falta de liberdade.
Devanir Canovas
Hoje os jovens vão para os manifesto nas ruas alguns pede a volta da ditadura militar serà que eles sabe o que é uma ditadura militar? Maria Aparecida Rodrigues Terra
ResponderExcluirNo modo de pensar desse alunos foi um período de conflitos morte e falta de liberdade .Oque os responsáveis pela educação poderiam fazer para que nossos alunos entende-se melhor o que foi realmente a ditadura militar no Brasil? Na sua opinião como seria se fosse implantada dias de hoje a ditadura militar no Brasil? Melania Presa da Silva
ResponderExcluirNo modo de pensar desse alunos foi um período de conflitos morte e falta de liberdade .Oque os responsáveis pela educação poderiam fazer para que nossos alunos entende-se melhor o que foi realmente a ditadura militar no Brasil? Na sua opinião como seria se fosse implantada dias de hoje a ditadura militar no Brasil? Melania Presa da Silva
ResponderExcluirEm sua opinião os jovens hoje em dia vão mais contra a ditadura militar que ocorreu no passado a vão a favor da volta de um repressão militar? Qual é a porcentagens mais ou menos entre essas duas visões, exitem mais jovens a favor ou contra o lado do governo na ditadura militar?
ResponderExcluirValeria Taborda de Almeida