Janaína Jaskiu

OS PROGRAMAS DE TV COMO FONTE PARA O DESENVOLVIMENTO D PENSAMENTO HISTÓRICO
Janaína Jaskiu
SEED PR / FACINTER


Os meios de comunicação de massa estão presentes no cotidiano das pessoas, principalmente dos/as adolescentes. Não basta criticar aquilo a que eles/as assistem, veem ou ouvem, mas é necessário tomá-los enquanto objeto de questionamentos. É preciso estimular uma consciência histórica crítica-genética para que possam compreender aquilo que lhes é dito através de qualquer mídia.

Hoje se tem claro a função da escola enquanto uma instituição em que o aprendizado vai além dos conhecimentos sistematizados pelas disciplinas escolares, é, na verdade, uma instituição na qual se aprendem conteúdos sociais e culturais associados a comportamentos, valores e ideias políticas. Diante disso e da identificação das novas gerações como pertencentes à cultura das mídias, conforme afirmou Bittencourt, é “fundamental o cuidado com o método de leitura dos meios de comunicação (...), de maneira que se propicie uma análise crítica das informações e do próprio suporte de comunicação.” (BITTENCOURT, 2009, p.109). Além disso, proporcionar o uso de fontes, numa perspectiva dialógica, na qual o/a professor/a apresenta o objeto de estudo ao/a aluno/a e reaprende devido ao processo de estudá-lo com outros sujeitos na educação histórica, proporciona o desenvolvimento da autonomia intelectual para a leitura do mundo em que vive.

Educação Histórica é uma linha de investigação no campo da aprendizagem histórica, fundamentada na epistemologia da História e na metodologia de investigação das ciências sociais, que tem como foco “as ideias históricas que os sujeitos constroem a partir de suas interações sociais” (CAIMI, 2009, p. 70), podendo ser problematizadas, tornando-se um conhecimento mais elaborado. Trata-se de usar a memória coletiva como ponto de partida para produção do conhecimento histórico, fazendo com que os/as alunos/as se percebam enquanto sujeitos históricos, “porque a compreendem e nela intervêm” (idem), desenvolvendo assim a chamada consciência histórica. Para Jörn Rüsen, a consciência histórica faz parte dos indivíduos e ocorre quando o conhecimento interiorizado, “(...) torna-se parte da ferramenta mental do sujeito e é utilizada, com alguma consistência, como orientação no quotidiano”. (SCHMIDT; BARCA; MARTINS, 2011, p. 16).

A disciplina de História na Educação Básica pode incorporar o material veiculado pela TV como fonte para produção de conhecimento, considerando que eles desenvolvem-se partindo de um conjunto de linguagens básicas e subdividem-se em gêneros específicos. Marcos Napolitano propõe uma espécie de “alfabetização” para a leitura dos programas de televisão, estimulando uma reflexão crítica sobre os conteúdos transmitidos e incorporando-os como fontes de aprendizado. Não se tem aqui a pretensão de vencer a televisão ou endeusá-la, mas problematizá-la enquanto meio de comunicação que atinge grande parcela da população. Uma análise crítica do documento televisual pode ser mais eficiente do que o “costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do ‘sistema’, da ‘alienação’ durante as aulas e, ao chegar aos seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à sua luz mágica e abismal.” (NAPOLITANO, 2009, p.161)

Para iniciar o trabalho com programas de televisão é preciso ter muito claro o objetivo que se quer atingir, selecionar o tema e/ou conteúdo que se quer abordar e organizar um arquivo pessoal com as fontes a serem utilizadas, respeitando sempre os direitos autorais. Cada programa precisa ser “assistido e pautado” como aponta Napolitano, identificando nome, gênero, direção, duração, emissora e ano de produção; pensando sempre nas “três dimensões complementares do fenômeno social da TV: EMISSÃO – MENSAGEM – RECEPÇÃO.” (NAPOLITANO, 2008, p. 63). Muitas vezes é possível partir da mensagem veiculada pelo programa para a identificação de emissores e receptores. Em outros momentos é interessante optar por atividades paralelas como pesquisas para identificar o perfil do público, bem como a audiência do programa. Ao analisar o emissor importa considerar quem produziu o programa, que pode ser um núcleo da própria emissora ou uma produtora independente que compra o horário para veicular seu programa.

O trabalho com telejornais mostra-se bem relevante para análise da posição ideológica da emissora, bem como se produz um fato histórico. Uma estratégia interessante é assistir a telejornais em emissoras diferentes e comparar a ênfase dada às notícias. Também se pode comparar os destaques dados pelos jornais impressos aos destaques da TV.

As telenovelas são fontes riquíssimas para o trabalho em sala de aula, pois apresentam a visão sobre um período histórico ou a sociedade atual em suas contradições, valores, comportamentos. Importa lembrar que não é uma produção neutra, que os capítulos que vão ao ar são pensados, discutidos pela equipe de produção e editados. Assim como os receptores também não são meros espectadores e, de certa forma, participam da “trama”, uma vez que os índices de audiência interferem nos rumos da história. A análise de seriados pode ser feita considerando esses mesmos princípios.

Outros gêneros televisivos também podem servir como fonte para o trabalho em sala de aula, como os filmes de publicidade e propaganda e os videoclipes musicais. A propaganda repassa uma ideologia e a publicidade vende um produto. Utilizar uma propaganda e/ou publicidade de forma pedagógica implica problematizá-la considerando o público a que se destina.

O videoclipe musical é uma fonte interessante para ser problematizada junto aos jovens, pois representa o imaginário juvenil sendo muito consumido por esse público, imprimindo-lhes valores morais, ideológicos, sociais e culturais, principalmente a partir da década de 80. “(...) até meados da década de 1970, a música era composta para ser ouvida e dançada. A partir daí, ela é produzida cada vez mais para ser vista (...), frequentemente subordinada ao império da imagem.” (NAPOLITANO, 2010, p.256). Nesse caso a análise enquanto fonte pode ser realizada, considerando o contexto de produção e articulando letra-música-imagem.

Em todas essas análises importa “observar a televisão como uma nova experiência social do tempo histórico que faz confluir o ‘real’ e o ‘imaginário’ no fluxo do presente”. (NAPOLITANO, 2010, p.283) Não se trata de reproduzir na escola um hábito cotidiano de assistir á TV, mas utilizar a programação que atinge grande parte da população como ferramenta pedagógica considerando quem é o emissor, qual a mensagem que veicula e quem a recebe. É claro que cada grupo fará uma leitura de acordo com as representações de mundo que tem, mas cabe aqui o papel do/a professor/a mediador/a para que essa fonte seja problematizada e ressignificada levando à produção do conhecimento e ao desenvolvimento do pensamento histórico.

REFERÊNCIAS
BITTENCOURT, Circe.  Ensino de História: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
CAIMI, Flavia Eloisa. “História escolar e memória coletiva: como se ensina? Como se aprende?” In: ROCHA, Helenice A. B.; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; CONTIJO, Rebeca (orgs).  A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
NAPOLITANO, Marcos.  “A História depois do papel”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org).Fontes Históricas. 2 ed. 2 reimp. São Paulo: Contexto, 2010.
______.  “A televisão como documento”. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. 11 ed. 2 reimp. São Paulo: Contexto, 2009.
______.  Como usar a televisão na sala de aula. 7 ed. 1 reimp. São Paulo: Contexto, 2008.
SCHIMIDT, Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.


28 comentários:

  1. Qual outra metodologia pode ser usada para auxiliar na formação da Consciência Histórica no educando além dos programas de TV?

    Elaine Neves de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine!
      Ao considerarmos o conceito de consciência histórica proposto por Rüsen (orientação da vida prática), qualquer fonte problematizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos pode ser de grande valia. No entanto, é preciso ter claro que o uso de fontes para o ensino de história requer conhecimento teórico de como abordá-la para que não seja vista como ilustração e/ou recurso didático.

      Excluir
  2. Visto que a TV faz parte da realidade da maioria dos alunos hoje em dia, gostaria de saber se os programas direcionados ao educativo, é de melhor aproveito, ou é valido outros que não tenha essa finalidade? Natania Teixeira

    ResponderExcluir
  3. Olá Natania!
    Penso que precisamos instrumentalizar nossos alunos para a “leitura” do mundo em que vivem. Sendo a TV ainda um meio de comunicação que atinge muitas pessoas é fundamental que os programas por ela veiculados sejam problematizados.
    Um programa produzido para uso educativo também precisa ser olhado enquanto fonte considerando quem o fez, quando e os motivos de se abordar tal temática, a que público se destina etc. Ele necessita do mesmo “tratamento” que qualquer programa. Talvez seja mais evidente o “conteúdo” que se queira trabalhar, enquanto que em um programa humorístico, por exemplo, é preciso discutir o não dito, aquilo que não está explícito, como a sociedade daquele período, os valores éticos e morais em questão etc.

    ResponderExcluir
  4. Rafael Moura Roberti12 de maio de 2015 às 20:36

    Atualmente, as séries de TV tem tido uma enorme preocupação com seus roteiros e sua direção de arte. Tempos atrás, o único filme que seria exibido em sala seria "O Nome da Rosa" e mesmo assim para discutir Idade Média e não para discutir Historiografia. A pergunta é: você já lançou mão de tal experiência? O resultado foi positivo, no sentido de que os alunos aprendem ou ao menos veem a possibilidade de utilizar a historiografia como ferramenta?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!
      Sua observação é muito pertinente. A Historiografia mudou muito desde o final do século XIX e o ensino de História não acompanhou essa mudança. Porém, muito se tem discutido sobre a articulação entre teoria e prática. A historiografia ou a teoria da História auxilia o professor quando da preparação de sua aula, do recorte no conteúdo básico, da seleção de materiais e no trabalho com a fonte, mas ela não será “o conteúdo” a ser estudado.
      Utilizei com alunos um episódio da série “A grande família”. Esse programa humorístico foi escolhido devido à grande audiência na faixa horária em que foi apresentado, que o fez permanecer no ar por quatorze temporadas ininterruptas. Além disso, ele é um remake da série de mesmo nome já exibida pela emissora entre os anos de 1972 e 1975 e retrata o cotidiano de uma família de classe média urbana que vive no subúrbio de uma grande cidade.
      A temática abordada foram as relações de gênero. Claro que é necessário o tratamento enquanto fonte: quem fez, quando, para quem, qual a intencionalidade etc. O resultado foi muito interessante. Os alunos fizeram considerações sobre a condição da mulher no mundo atual a partir do vídeo e perceberam as diferentes masculinidades presentes. Foi uma atividade muito positiva.

      Excluir
  5. Oi Janaina,tudo bem???
    Excelente texto,parabens.Muito explicativo e interessante temática.
    Por gentileza,gostaria de fazer uma pergunta:
    Ao dizer que seria possível usar novelas para ensinar um fato ou pensamento histórico,devemos levar em conta as ideias que permeiam a trama e o ponto de vista do autor dessa novela?
    Já assisti novelas com temáticas históricas ,muito bem dirigida ,por sinal.Mas nem todos os fatos narrados aconteceram ,pois existe a romantizaçao e a liberdade artística do autor.
    Sendo assim,faz-se necessário explicar o que seria ficção e o que seria realidade histórica para os alunos???
    Muito obrigado pelo texto e se possível por mais esclarecimento.

    Wander Alexandre Araújo Miranda . Bauru-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar com programas de TV para a produção do conhecimento requer que os mesmos sejam tratados enquanto fontes históricas e como qualquer outra carrega a tensão entre evidência e representação. Sem dúvidas é preciso “dissecar” essa fonte considerando quem dirige, a que público se destina, perfil dos receptores etc. Importa ressaltar que, mesmo um documentário, não apresenta uma verdade absoluta, mas uma possibilidade de narrativa histórica. É necessário salientar que essa era a visão daquele grupo naquele momento em que o filme/novela/vídeo foi feito. Hoje, com as redes sociais, o público acaba interferindo nos rumos da trama e isso permite inferir sobre a sociedade do período.

      Excluir
  6. Segundo Bittencourt, é “fundamental o cuidado com o método de leitura dos meios de comunicação (...), de maneira que se propicie uma análise crítica das informações e do próprio suporte de comunicação.” Por que apontamento se faz necessário?


    Gerusa Carolina Kestering

    OBS.: ESTA QUESTÃO FOI POSTADA NO DIA 11/05/2015, PORÉM DEVIDO A PROBLEMAS OCORRIDOS NO SISTEMA, NÃO FOI PUBLICADA, ENTÃO SEGUE POSTAGEM NOVAMENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerusa!
      Quando pensamos o uso de fontes para o ensino de História é necessário que façamos uso de um referencial teórico sobre aquele tipo de fonte. É preciso “interrogar” o meio de comunicação, considerar o grupo a que vinculado, os interesses, o público alvo, fazendo com que se perceba o “não dito” pelos programas.

      Excluir
  7. Boa tarde Professora Janaína! Gostei muito do seu texto e de sua abordagem quanto a utilização da TV em sala de aula! Também utilizo diversas reportagens, seriados e programas nas minhas aulas do ensino fundamental e médio! Gostaria de saber se você conhece algum site que indique programas de tv para serem utilizados em sala de aula? e qual sua opinião sobre os vários DVDs enviados pelo governo federal para as escolas e que muitas vezes ficam abandonados pelos professores? (exemplo os programas da TVEscola). Obrigado pela atenção e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor Anselmo!
      Existem sugestões de aulas no portal do MEC que podem dar algumas ideias.
      Existem algumas produções da TV escola muito boas. No entanto, os vídeos produzidos precisam ser problematizados e tratados enquanto fonte. Precisamos evitar o uso como ilustração ou mesmo pra confirmar aquilo que dissemos em aula. Um programa produzido para uso educativo também precisa ser olhado enquanto fonte considerando quem o fez, quando e os motivos de se abordar tal temática, a que público se destina etc. Ele necessita do mesmo “tratamento” que qualquer programa.

      Excluir
  8. Olá Janaina! Achei bem interessante seu texto. Apresenta aspectos do trabalho em sala com uso de telejornais, telenovelas, clipes musicais, programas de TV, eu fiquei pensando em utilizar também desenhos animados que passam em emissoras (desenhos das décadas de 1980, 90). Tu acredita ser possível essa utilização dos desenhos animados? Acho interessante particularmente os desenhos dos Jetsons, Simpsons, ou flintstones. O primeiro quem sabe para pensar a temporalidade, até que ponto aquelas projeções se efetivaram,quem sabe contraponto com os Flintstones.

    Rodrigo dos Santos (UNICENTRO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!
      Ótima ideia trabalhar com desenhos animados. Trabalho com desenhos do Chico Bento quando abordo cultura e do Zé Carioca com a política da boa vizinhança feita pelos Estados Unidos. É importante pesquisar quando o desenho foi criado, por quem, quais os interesses, quem foram os receptores etc, enfim, trata-lo como uma fonte para a produção do conhecimento.

      Excluir
  9. alguma propaganda pode até ser aproveitada então porque não fazer uma propaganda que venha ajudar e não mostrar consumismo?
    Mera Lucia Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mera Lucia!
      Concordo com seu comentário. O que podemos fazer é problematizar a publicidade e/ou propagandas levando os alunos a questionarem os motivos, os horários, entre quais programas esses videos são veiculados. A função da História é dar instrumentos pra que desenvolvam uma leitura do mundo em que vivem.

      Excluir
  10. Hoje os adolescente acham que tudo que está na mídia eles devem copiar e como mostrar a eles que algumas coisas são apenas modismos?Maria Aparecida Rodrigues Terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que precisamos instrumentalizar nossos alunos para a “leitura” do mundo em que vivem. Sendo a TV ainda um meio de comunicação que atinge muitas pessoas é fundamental que os programas por ela veiculados sejam problematizados. O ensino de História pode fazer isso. É preciso levá-los a pensar sobre o que veem, leem e/ou assistem.

      Excluir
  11. Os meios de comunicação vêm tendo uma crescente evolução. A televisão é um dos principais meios de comunicação de massa e a escola, nessa perspectiva audiovisual, faça da TV como objeto de estudo, conheça-lhe a linguagem, e como incorporar pedagogicamente. De tal modo na educação com a televisão, segundo Carneiro (2002, p 1) “se utilizam programas como estratégia pedagógica para motivar aprendizados, despertar interesses, problematizar conteúdos. E educar pela televisão significa comprometer emissoras a ofertas mais e melhores programas ao público infanto-juvenil”.
    O que será necessário para que o aluno possa produzir o seu próprio conhecimento por meio da TV?
    Sara Batista, Campo Mourão, sarinha.batista@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O trabalho com fontes em sala de aula seria o ideal, mas esse trabalho precisa de um aporte teórico de como tratar a fonte de forma que não vire a ilustração de um conteúdo. Penso que precisamos instrumentalizar nossos alunos para a “leitura” do mundo em que vivem. Sendo a TV ainda um meio de comunicação que atinge muitas pessoas é fundamental que os programas por ela veiculados sejam problematizados. O ensino de História pode fazer isso. É preciso levá-los a pensar sobre o que veem, leem e/ou assistem.

      Excluir
  12. Acho muito importante buscarmos a compreensão e sentido histórico utilizando-se dos mais variados meios. Você acha importante frisarmos para os alunos que tanto os trechos de filmes, clipes musicais, novelas etc.também passam pela "transformação" intencional do professor?

    Atenciosamente: José Roberto Wosgrau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José!
      Sem dúvidas é preciso que seja exposto que tudo tem uma intencionalidade até mesmo o recorte dado ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Isso desenvolverá nos alunos uma capacidade de buscar essa "intenção" em tudo que os cerca.

      Excluir
  13. Tendo em vista a quantidade de informação principalmente que as crianças recebem e sem maturidade para filtrá-las o que se deve fazer?

    Sonia maria Magni da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia!
      De fato isso não é coisa para se resolver em um ano letivo. Faz parte do desenvolvimento da consciência histórica de cada sujeito, a qual é formada por todas as experiências vividas. Penso que devemos instigar crianças e/adolescentes a refletirem sobre tudo o que veem ou ouvem: quem fez, para quem, qual a mensagem, qual o interesse etc. Isso renderá frutos a longo prazo. Importa ressaltar que às vezes subestimamos nossos alunos e quando indagados sobre a intencionalidade de algum programa suas respostas nos surpreendem.

      Excluir
  14. Como aproveitar os programas de televisão no ensino de história, se hoje em dia tudo é voltado para a propaganda e o consumismo?
    Daniela Aparecida da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela!
      O trabalho com fontes em sala de aula seria o ideal, mas esse trabalho precisa de um aporte teórico de como tratar a fonte de forma que não vire a ilustração de um conteúdo. Penso que precisamos instrumentalizar nossos alunos para a “leitura” do mundo em que vivem. Sendo a TV ainda um meio de comunicação que atinge muitas pessoas é fundamental que os programas por ela veiculados sejam problematizados. O ensino de História pode fazer isso. É preciso levá-los a pensar sobre o que veem, leem e/ou assistem.

      Excluir

  15. É visível que o uso dos conteúdos dos gêneros televisivos, já se encontra inserido no cotidiano escolar. Os conteúdos, destes gêneros, poderão ser ensinados aos alunos, por meio de Sequencias Didáticas (SD). Esta ferramenta tem como função a apropriação por parte dos alunos das capacidades de linguagem que um determinado gênero televisivo oferece.
    Assim, um conjunto de atividades de uma SD, permite que o estudante escreva e fale de maneira mais adequada numa dada situação de comunicação ou esfera de comunicação.

    Pergunta: É possível, o professor utilizar esta ferramenta pedagógica SD, para facilitar o ensino do conteúdo de história para seus alunos?

    Marcianta Siqueira Bine

    ResponderExcluir
  16. Creio que sim! Mesmo a narrativa proposta pelo livro didático pode ser muito útil desde que problematizada e não simplesmente reproduzida.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.