O FUTEBOL COMO
FERRAMENTA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA HISTÓRIA
João Pedro Pereira Rocha
UFOB
O
ambiente escolar, enquanto prolongamento da sociedade pode ser identificado como espaço privilegiado para o enfrentamento de
problemáticas de nosso tempo. Nele, as ciências se materializam nas diversas
disciplinas, cada uma trabalhando suas especificidades, pensando a ação do
homem na construção da sociedade. Nesse contexto, a disciplina história aparece
como importante agente para formação social e crítica, ao discutir temáticas
das mais diferentes orientações (econômicas, políticas, sociais e culturais).
A
organização e desenvolvimento do trabalho do professor de história colocam em
evidência, importantes questionamentos, tal como: o que ensinar? Como ensinar?
Por que ensinar? Para Jaime Pinsky e Carla Pinsky (2012), se faz necessário, ao
professor de história, um conhecimento das bases da cultura do homem, atentando,
com essa abordagem, para um enriquecimento das discussões em sala de aula. Tal
enriquecimento perpassa o campo de ações que buscam aproximações entre passado
e presente, segundo modelo de questionar o passado a partir de problemas que inquietam
o nosso tempo.
A
partir de temáticas que circundam o presente, algumas abordagens surgem como
sendo de significativa relevância, seja para o estudo de temas tradicionais,
seja para o melhor entendimento da atuação do homem e o produto de suas ações
no tempo. Assim, aspectos sociais que circundam a vida e o cotidiano do
educando indicam que o professor de história poderá explorá-las, como algo que
sirva ao entendimento do processo histórico, levando em consideração que a
construção do saber histórico deve estar interligada a noção do processo (PINSKY;
PINSKY, 2012). É nesse contexto que a temática do futebol, sob a ótica de uma
produção histórica e social, representa fonte importante para o debate e a
reflexão acerca de temas da história em sala de aula.
André
Capraro em artigo publicado pela Revista de História da Biblioteca Nacional
discorre sobre o futebol no espaço escolar e chama atenção para seu uso quase
que limitado ou restrito à disciplina Educação Física, assinalando que os
debates nas aulas de história, podem ser engendrados a partir do tema, futebol.
No campo do uso de documentos nas aulas de história, o futebol é apontado por
ele como sendo importante para o trabalho docente, tendo em vista que, “Nas
aulas de história, o tema futebol pode ser usado como experiência prática no
manuseio de fontes.” (CAPRARO, 2013, p. 79). O autor é enfático ao afirmar que:
Poucas são as temáticas com tamanha diversidade: obras literárias, livros de memória, filmes, documentários, noticias em jornais e revistas (especializados ou não), documentos de clubes e federações, legislação esportiva, boletins de ocorrência policial, obras de arte, acervo material (são dezenas de museus espalhados pelo mundo), depoimentos orais de atletas, dirigentes, torcedores em diversos sites... (CAPRARO, 2013, p. 79)
A
sinalização feita por André Mendes Capraro indica que o futebol como documento,
coloca para o professor, interessado em suas potencialidades didáticas, uma
serie de possibilidades. Contudo e refletindo a realidade escolar, é preciso
certa atenção no manuseio deste tipo de fonte em sala de aula, ao passo que a
atividade pode ser equivocada, se pensada de modo a provocar a formação do
“pequeno historiador”, o que não pode ser objetivo da história em sala de aula
(BITTENCOURT, 2011) Assim, pode-se perceber o necessário exercício de
consciência por parte do corpo docente, uma vez que o estudante não domina o
conhecimento histórico dos diversos períodos, além de lhe faltar o domínio
sobre conceitos e categorias importantes para o aprendizado histórico.
As
ideias discutidas por Hilário Franco Júnior, presentes em A dança dos deuses: futebol, cultura, sociedade, representam um
importante apanhado do modo como o futebol esteve presente sobre alguns dos
principais movimentos e acontecimentos da história. Outra característica que
sublinha a importância contida na literatura de Hilário Franco Jr. é que nos
escritos também há um referencial para o quadro político que muitas vezes
esteve presente ao longo do século XX, principalmente, quando a intenção
docente for discutir o cenário das transformações no Brasil durante este
período. Aqui vale destacar a presença do futebol em alguns momentos de nossa
história, a exemplo do movimento nacionalista nos anos de 1930 e 1940 ou em
tempos de Regime Militar, conteúdos costumeiros nas aulas de história. Tais
exemplos são apenas colocados aqui apenas como referenciais para abordagens do
futebol na disciplina de história.
Ambos
os casos são exemplos de conteúdos destinados a História Nacional e neles é
frequente a aproximação do futebol para com a política nacionalista do Estado
brasileiro. No primeiro caso, e em referência aos anos 1930 e 1940, a abordagem
feita em sala de aula pode ser construída em favor de discussões que colocam o
futebol como uma ferramenta que neste período começa a ocupar espaços de
beneficiamento político ao ser posto em favor da unidade nacional.Aqui poderá
ser fomentada,no estudante, a percepção sobre o processo de formação da
identidade brasileira, a partir de um processo duradouro no qual o futebol
aparece como modalidade esportiva, que logo fora identificada como elo entre
milhares de pessoas que se uniam por um mesmo objetivo, o de torcer.
Em
relação ao segundo conteúdo aqui citado e muito presente nos manuais didáticos,
a sua correlação com o futebol é algo já apontado e discutido por pesquisadores
da História do Futebol. Neste ponto, vale destacar que uma abordagem sobre o
regime militar no Brasil, construída a partir das ligações políticas entre este
e o futebol em muito favorecerá uma melhor compreensão dos estudantes sobre o
desenvolvimento da política em tempos regime.O estudante também estará em
contato com uma forma diferente de estudar e compreender o regime militar e sua
atuação no Brasil, algo distinto das constantes interpretações feitas a partir
dos manuais didáticos. Neste ponto, o futebol atuará como ferramenta por meio
da qual o estudante poderá identificar a intima aproximação do Estado para com
um forte elemento da cultura brasileira, deixando espaço para reflexões sobre
as possíveis permanências, ou não, desta característica de nossa história.
Tomando
o ensino de história em face da importância do conhecimento histórico para a
realidade do estudante, o professor poderá fazer uso de alguns documentos que o
auxiliarão no uso do futebol em discussões sobre o regime militar no Brasil.
Como indica André Capraro (2013), a história do futebol reúne uma serie de
documentos e no caso especifico da época em que vigorou a político do regime
militar, reportagens da imprensa nacional, sobretudo a esportiva, ilustram tal
fato. Aqui vale chamar atenção para o devido cuidado na inserção de documentos
em sala, devendo o professor de história estar atento para as devidas
abordagens metodológicas no uso de fonte.
No
bojo das manifestações culturais e populares no Brasil do século XXI, o futebol
é detentor de uma raiz histórica engajada no desenvolvimento social e político
do país. Sua inserção nas aulas de história aponta para um leque de
possibilidades, tanto por professores como por estudantes, atores do
conhecimento histórico produzido e debatido em sala de aula. O primeiro encontra
em tal abordagem um modo de ampliar seu campo metodológico, podendo despertar
um interesse distinto daquele proporcionado pelo uso de métodos rotineiros, a
exemplo do restrito uso do livro didático. O segundo poderá visualizar um
passado a partir de um elemento tão próximo de sua realidade, seja pelo
profissionalismo ou pelo amadorismo. Para ambos, professor e estudante, o
futebol deve ser visto como elemento histórico e que, como tal, nos oferece
explicações e entendimento acerca do presente a partir de sua própria
historicidade e em uma perspectiva processual, evitando assim o imediatismo
histórico alertado por Fernand Braudel (1990).
REFERÊNCIAS
BRAUDEL,
Fernand. História e duração. In: História
e Ciências Sociais. 6ª Ed. Lisboa: Editora Presença, 1990, p. 09-18.
BITTENCOURT,
C. M. Usos didáticos de documentos. In: Ensino
de História: fundamentos e métodos.
4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 325-338.
CAPRARO,
ANDRÉ MENDES. Muito além das quatro linhas. Revista de História da Biblioteca Nacional. ano8. nº 93, jun. 2013,
p. 76-79.
FRANCO
JÚNIOR, H. A dança dos deuses: futebol,
cultura, sociedade. São Paulo: Companhia das Letras. 2007, p. 14-20.
MAGALHÃES,
Lívia G. Ensino & Memória: História
do Futebol. São Paulo: Arquivo Público do Estado. 2010, p. 09-11. (Coleção
Ensino e Memória).
MÁXIMO,
João. Memórias do futebol brasileiro. Estudos Avançados 13 (37), 1999, p.179-188.
PINSKY, Carla Bassanezi; PINSKY, Jaime. Por uma história
prazerosa e consequente. In: História na
sala de aula: conceitos, práticas e propostas. KARNAL, Leandro (org.).
Contexto. 2012, p. 17-36.
PERGUNTAS
Parabéns pelo texto. Gostaria de saber se você já utilizou o futebol
em sala de aula para o ensino da história e como foi a reação e
recepção dos alunos para com o tema? Qual a conclusão tirada ao final
dessa experiência? Também sou pesquisador do nosso futebol e utilizei
em meus estágios o futebol para focar temas como história local,
racismo e questões de gênero e o resultado foi melhor do que esperado.
Se interessar trocar informações meu contato é tidejor@gmail.com e o
relato da experiência acima citada está disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0B2WV50-h_2OqbXRQcVdYQkg4LTQ/view por
Aristides Pardo
Caro Aristides Pardo,
Obrigado pelo elogio.
Já tive a oportunidade de trabalhar com o futebol em sala de aula por
duas vezes. Uma utilizei para discutir questões raciais no Brasil em
inicio do século XX e também para auxiliar em discussão sobre
Revolução Industrial, mais especificamente sobre a situação do
operariado em fins do século XIX. Em ambos os casos observei um
retorno interessante por parte dos estudantes, isso principalmente
devido o fato de o futebol ser o mais popular dos esportes no Brasil,
senão no mundo. Estarei utilizando o futebol no desenvolvimento de uma
pesquisa no campo do Ensino de História, para pensar metodologias de
ensino aprendizagem em história. As possibilidades são diversas de
uso, principalmente quando vemos o futebol como produto
sócio-histórico.
Obrigado pelo documento e parabéns pela iniciativa.
Atenciosamente:
João Pedro P. Rocha
Lucimara Gobatto Marques Bello
ResponderExcluirO autor nos deixa claro que o futebol é um elemento histórico que proporciona ao professor utiliza-lo como ferramenta de ensino. É possível utilizar outros elementos como o futebol para compreendermos nossa história? Quais seriam (um dica) ? Obrigada!
Oi Lucimara, agradecido pela participação.
ExcluirO futebol, de fato, coloca para o professor de História uma serie de possibilidades de uso em sala de aula. Isso acontece, entre outras questões, devido a sua forte presença no cotidiano político, social e cultural da sociedade brasileira, refletindo nossa realidade.
Uma dica?... Pensando a dimensão e aplicabilidade para o ensino de História, a música também aparece como suporte interessante, sobretudo quando imaginamos sua ramificação e influência na sociedade brasileira. Acredito que a inserção de elementos próximos da realidade dos estudantes seja uma opção interessante para o trabalho com conteúdos que facilmente podem se tornar enfadonhos. Faz-se necessário, entre outras, a disponibilidade docente para o diálogo com “novas estratégias” de ensino, que capacite o estudante para reflexão e discussão do passado, com vistas à criticidade.
Atenciosamente:
João Pedro P. Rocha
Olá João Pedro, achei muito oportuna sua sugestão com o trabalho a respeito da música, a música por si só tem um poder de persuasão muito grande, desperta e motiva, sendo assim o professor deve sim utilizar em sala de aula além do futebol, temos músicas no repertório nacional que nos remete à época da ditadura e outras mais que possibilitam reflexões e discussões acerca da realidade histórica.
ExcluirOrlando Marcelo Nalin Busignani
Olá João Pedro, achei muito oportuna sua sugestão com o trabalho a respeito da música, a música por si só tem um poder de persuasão muito grande, desperta e motiva, sendo assim o professor deve sim utilizar em sala de aula além do futebol, temos músicas no repertório nacional que nos remete à época da ditadura e outras mais que possibilitam reflexões e discussões acerca da realidade histórica.
ExcluirOrlando Marcelo Nalin Busignani
Oi Orlando,
ExcluirTambém partilho de suas colocações. Como elemento cultural a música, como havia dito, traz um leque de possibilidade de analises e discussões. Além de ser historicamente inserida nos diversos contextos sociais. A história nacional é repleta de um rico repertorio de músicas que identificam a situação histórica do Brasil.
Atenciosamente
Pensando a Educação Básica, nos seus níveis Fundamental e Médio, como podemos trabalhar o futebol nas aulas de História, respeitando essas duas Modalidades?
ResponderExcluirMichell Ribeiro Sobral.
Oi Michell.
ExcluirPenso que o professor de história deverá levar em consideração o nível de escolaridade quando do planejamento de sua aula, mais especificamente quando for verificado o tipo de abordagem, bem como o uso do material didático. No caso do Ensino Médio, como exemplo, pode-se verificar uma serie de filmes e documentários de produção nacional e internacional, que em algum momento se aproximam da história do futebol, possíveis de uso em sala de aula. Sobre o Fundamental, acredito que uma ação seja a de discutir o futebol em sua historicidade, a partir de exemplos práticos de nosso tempo. Mas a escolha metodológica final sempre deverá partir do professor de história, respeitando o perfil dos estudantes.
Atenciosamente
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom HIlário Franco Jr. quero apontar que o futebol dos dias de hoje ajuda a entender muito, porque extensão e extensor, das estruturas econômicas e socioculturais, nossos dias. Não só no século XIX na Inglaterra ou n]ao só a questão racial n´so podemos discutir:o valor dos sálarios e das compras e vendas de jogadores; demissões de técnicos; o calendário esportivo e a política brasileira;o patrocínio e instituições governamentais a alguns clubes e etc. ;
ResponderExcluirDe acordo com o texto é possível traçar em paralelo entre a História no período de 1930 a 1940 e a História durante o Regime Militar.
ResponderExcluirElaine Neves de Oliveira
(Observação: Essa questão foi enviada na segunda-feira dia (11-05-2015) mas não aparece na publicação por esse motivo estou reenviando. Obrigada)
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOi Elaine.
ExcluirOs dois exemplos foram apenas para contextualização. Mas há possibilidades de uso para discussão de diversos outros contextos é possível.
O contexto da temática do futebol pode ser usado nas disciplina de historia como ferramenta na atividades escola.
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